Análises, Você no KPT

A importância dos k-pops de verão

Está chegando aquela época do ano de troca de estações onde nós podemos colocar uns casaquinhos enquanto vemos nossos grupos de K-pop favoritos em piscinas, sol e maresia. Dá uma invejinha? Talvez, mas o verão é sempre um momento marcante todos os anos no k-pop, e é por isso que temos surpresinhas com o tema de k-pops de verão por vir.

Imagem: Deviantart

Antes disso, no entanto, queremos falar um pouco sobre a importância dos k-pops de verão – algo que às vezes passa batido pelas pessoas, principalmente em quem tende a só prestar atenção nos conceitos mais pesados. Musicas sazonais não apenas nos ajudam a nos localizar no tempo (que é uma construção social), como também podem se tornar marcos nas carreiras dos artistas.

Tomando como exemplo “First Snow” do EXO, que sempre volta pros charts no início do inverno assim como outras faixas regadas a chocolate quente com marshmallows, ou “Spring Day” do BTS na primavera (e sempre mas shh); faixas de verão demarcam a estação quando voltam para os charts. Ou vai dizer que quando você vê “Red Flavor” do Red Velvet dando as caras nas rádios coreanas não dá aquele sentimento de que a estação realmente chegou?

Quando Hyolyn participou do programa Homens com uma Missão após o disband do Sistar, uma das coisas que os apresentadores falaram foi que seria estranho passar o verão inteiro sem um hit do girl group, já que a carreira delas foi tão marcada por Touch my Body, Shake it e I swear faixas deste estilo lançadas e viralizadas nesta estação.

Tal qual o Sistar, espera-se de diversos grupos um lançamento “para salvar o verão” a cada ano. Na terceira geração, este é o caso do TWICE (que em 2020 veio com More&More e anteriormente tinha lançado Dance the night away) e do SEVENTEEN (cuja faixa Hit de 2019 deu novo sentido ao termo “chant de estádio” e o lançamento de 2020 – Left & Right – mudou a carreira dos meninos pra sempre).

E como não mencionar “Up & Down” do EXID e “Rollin'” do Brave Girls, que literalmente salvaram os grupos? K-Pops de verão são muito mais importantes do que a gente poderia entender aqui no ocidente, mas um paralelo que o brasileiro pode fazer é com os hits de carnaval. Sabe? Como se espera que Ivete, Anitta, Pablo ou Isa lancem um hit bombástico que um total de Toda População vai saber a letra? Então.

Além disso um dos principais conceitos de eras de verão é a diversão… como que não gosta disso gente?

Os k-pops de verão são tão importantes para os grupos e artistas que mesmo não sendo grande fã do calor, e mesmo com o álbum sendo lançado em outubro, Sakura do IZ*ONE fez questão de escrever “Yummy Summer” – para que o IZ*ONE não chegasse ao fim sem nenhum lançamento pra estação. (esta história foi contada por nós no emocionado minisódio 09, confiram lá)

Sem contar os grupos que não seguem o conceito esperado para a época nos dão a diversidade que a gente gosta (pense em “ONE” do Golden Child e “Tag Tag Tag” do VeriVery pra entender o que queremos dizer).

A esse ponto você provavelmente já deve estar se perguntando qual é o ponto desse post e a tal surpresinha mencionada antes, então pega um copo d’água ai que já explico: O KPT teve uma Ideia para falar de lançamentos de verão para nos aquecer durante o inverno aqui no hemisfério sul.

O verão coreano rola entre 20 de Junho à 20 de Setembro, com variação de um ou dois dias no máximo (21 ou 22), então pensando nisso montamos a playlist abaixo focando nos lançamentos de 2019 e 2020 que não foram mencionados nos episódios do podcast:

No mais: Fiquem de olho, porque isso tem um propósito que… Vem ai…