ASTRO MJ, Rocky, JinJin | Via Fantagio Naver
Listas

Equipe do K-Pop Top elege suas baladas preferidas

Se você é ouvinte assíduo do K-Pop Top Podcast, provavelmente nos ouviu dizer diversas vezes que “não gostamos de balada” e ainda assim, vira e mexe falamos bem de baladas. Observando este padrão, nossa maknae Cambs sugeriu criarmos uma lista de verdade com as baladas que amamos, então aqui estamos.

Siwon do Super Junior (via Youtube), Cho Seungyoun (via Mnet Naver), MJ do ASTRO (via Show Champion Naver), Hyojin do ONF (via Mnet Naver)

Para essa lista, cada um da equipe separou suas 10 baladas de k-pop preferidas (incluindo as power ballads e excluindo o que não fosse cantado em coreano) e a lista completa do Top XX do podcast vai estar ao final, mas cada um de nós vai contar um pouco do que levou nossa faixa #1 a estar no topo de nossas listas individuais.

Bora aproveitar o clima de festas pra dar play numas músicas lentas?

I’m here for you do X1, por By

2019 foi um ano difícil nos mais diferentes aspectos para mim. Com instabilidade de emprego e saúde, dificuldades na faculdade, mudança de moradia, aconteceu de tudo um pouco. Como se isso não fosse suficiente, naquele ano, também perdi minha avó (que já estava com a saúde debilitada há algum tempo). Na noite anterior, eu tive um sonho e acordei chorando e foi ali que eu meio que soube que tinha chegado o dia. Minha tia iria visitá-la no hospital, então contei do sonho e pedi que ela falasse pra vó que estava tudo bem.

Desde cedo, uma melodia soava na minha cabeça (e lembro disso muito bem – olhando pela janela do quarto de estudos da casa que moro em São Paulo) – a voz do Luizinho (aka WOODZ, aka Cho Seungyoun) cantando repetidamente que “está tudo bem. Está tudo bem”. Não deu tempo da minha tia passar o recado. Mas tudo bem, porque eu tenho certeza que minha vó sabia que estava tudo bem.

Objetivamente falando, “I’m here for you”, do X1, não é minha balada preferida, mas vai sempre ocupar o meu primeiro lugar por ter sido a mensagem que eu precisava naquele dia difícil, a faixa que ouvi repetidamente ao voltar pra Campinas para me despedir. Também não ouço com frequência porque ela está atrelada a não apenas uma, mas duas lembranças dolorosas (quem ouve o podcast sabe que não superei esse disband e nem vou!), mas eu amo muito, muito essa música e não consigo colocar nenhuma outra balada acima dela.

Top #5 da By

  1. X1 – I’m here for you
  2. IZ*ONE – Slow Journey
  3. Kim Sejeong – Plant
  4. Chen – I’ll be there
  5. ATEEZ – Aurora

We Still (Be With U) do ASTRO, por Caio

Não há nenhuma balada que mexa comigo em um nível quase instintivo tanto quanto “We Still (Be With U)”, e acho que isso tem a ver com as origens híbridas únicas dela. Inicialmente lançada apenas como “We Still”, um número R&B eletrônico incluído no álbum Gateway, de 2020, a canção sempre teve um DNA mais orgânico, mais caloroso, mais sentimental – e foi exatamente este lado que aflorou no rearranjo rebatizado com o “(Be With U)” adicional, lançado na véspera de ano novo para comemorar o sucesso do ASTRO e, ao mesmo tempo, confortar os fãs que… bom, passaram por 2020, né? Relatable.

Em “We Still (Be With U)”, teclados computadorizados viram cordas, batidas eletrônicas viram bateria analógica, sintetizadores ardidos viram guitarras que marcam o clímax da canção, tudo completado pelos sinos e harpas que sinalizam o clima de festa de fim de ano. E, ainda assim, a estrutura da canção pop ainda está lá – verso, pré-refrão, refrão, gancho… e tudo de novo outra vez, com a adição de uma ponte rappeada que só faz o jogo de tensão e liberação que é natural do pop se tornar mais delicioso.

Com uma letra que fala de devoção, conforto e permanência, “We Still (Be With U)” carrega uma mensagem especial quando reimaginada como declaração de um grupo para seus fãs, de qualquer artista para os seus ouvintes. Essa recolocação mais direta dela, como carta de amor enviada no fim de um ano atribulado, junto com um arranjo que só faz realçar suas qualidades como composição (e dos membros do ASTRO como artistas, diga-se de passagem), a tornam uma adição especial ao meu panteão de canções coreanas – baladas ou não – favoritas da vida.

Top #5 do Caio

  1. ASTRO – We Still (Be With U)
  2. B1A4 – Like a Movie
  3. Purple Kiss – Can We Talk Again
  4. Kyuhyun – Moment of Farewell
  5. Taemin – 2 Kids

Moscow Moscow do ONF, por Cambs

Vocês leram lá em cima que a ideia deste post foi minha, mas preciso dizer a todos que foi uma ideia burra porque eu não gosto de ranking pela impossibilidade de escolher, então saibam que eu sofri para escolher só 10 músicas aqui. Mas o importante aqui é a lista de músicas que ficaram e do meu primeiro lugar, que é nada menos que a incrível “Moscow Moscow” do ONF.

Metade das músicas que listei poderiam ser o primeiro lugar, devo dizer, mas também não consigo ver “Moscow Moscow” em outra posição. Ela é simplesmente mágica, não importa quantas vezes você a escute. Digo isso com a convicção de uma pessoa que passou um dia inteiro com a música em loop sem pausar. Talvez vocês já tenham me ouvido falar algo parecido para SET do Luizinho (aka WOODZ) ou para Cosmos, do ONEWE (que eu fui emocionada lá no meu monólogo), mas estou sendo verdadeira no comentário, porque a repetição da música ficou acontecendo até a hora que finalmente deitei para dormir e, sinceramente, eu poderia facilmente passar o dia seguinte com ela em loop também.

É a leveza e a beleza da música que a fazem ser o que é. A inteligência do ONF de utilizar russo na letra, assim como também criar um instrumental que emula músicas antigas soviéticas, resulta em uma das melhores músicas já feitas e se você não concorda, vocês está errade. A cereja do bolo é os vocais tão únicos do ONF, que se destacam e contrastam com o rap de voz grave do Wyatt e os tons altos do MK e J-US. A parte final da música começa com uma suspensão do instrumental que volta com uma versão quase acústica carregada pelo vocal delicioso do Hyojin, e depois vem com uma harmonia em grupo e teclas de piano mágicas. Não existe um defeito nesta música, o próprio gif do Bob Esponja flutuando e virando uma bola de luz.

Top #5 da Cambs

  1. ONF – Moscow Moscow
  2. Brown Eyed Girls – Abandoned
  3. ONEWE – COSMOS
  4. BTOB – Beautiful Pain
  5. Park Hyoshin – Wild Flower

Evanesce do Super Junior, por Sam

Sempre fui da opinião que o Super Junior é o melhor grupo de baladas, e não consigo me lembrar de uma que seja ruim. É verdade que músicas lentas se beneficiam demais da linha vocal absurda do grupo, mas até os instrumentais me agradam e os refrões são legais, portanto gosto muito das baladas do Super Junior em geral. Mas tem uma que se destaca, a minha power ballad preferida.

O foco aqui é na incrível “Evanesce”, a balada poderosa que te puxa pelo coração e sussura de forma agressiva “sinta. esses. sentimentos. caramba.” Parte do comeback duplo do repackage de Mamacita, a companheira também linda “This is love” entra pro hall de baladas sem defeitos do SuJu por não ter defeitos e por ser super emocionante; tanto o instrumental quanto os vocais trazem uma atmosfera quase etérea, levando o ouvinte ao mundo melancólico e dolorido dos intérpretes.

Além disso, o MV tem o Eunhyuk dançando daquele jeito que só ele faz, trazendo ainda mais perfeição ao que já era absurdamente perfeito. O que eu quero dizer é que “Evanesce” é tudo, é A música de fossa, aquela que você coloca pra tocar quando quer lembrar como é sentir alguma coisa. É boa de mais.

Top #5 da Sam

  1. Super Junior – Evanesce
  2. SHINee – Symptoms
  3. Kyuhyun – At Gwanghwamun
  4. EXO – Baby, don’t cry
  5. 9Muses – Sleepless night

Confira o top 40 da equipe KPT:

A playlist segue a ordem deste mesmo post, ou seja, cada 10 faixas são da lista de cada membro da equipe. Como houve duplicatas, faixas que não entraram inicialmente no top 10 individual foram adicionadas à playlist.

Confira também:

One thought on “Equipe do K-Pop Top elege suas baladas preferidas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: